Acne na Mulher Adulta
Decorrente na maioria das vezes de alterações hormonais, produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, ovário policístico e gravidez, a acne na idade adulta requer atenção especial. Eu nunca tive problemas com acne na adolescência e comecei a ter algumas após os 30 anos e #nãocurti. Pele morena e acne é o paraíso das manchas e é muito importante tratar corretamente para não marcar a pele. Então, acionei minha dermatologista musa, Dra. Daniele Lemes para cuidar do meu rostinho e compartilhar com vocês as maneiras os tratamentos.
Presente com maior frequência em peles oleosas, a acne na mulher adulta pode aparecer depois dos 30 anos ou se intensificar em mulheres que sofreram com espinha na adolescência. Para investigar a causa, o dermatologista primeiramente pode solicitar alguns exames, inclusive hormonais, a fim de indicar o tratamento mais adequado para a paciente.
Um dos medicamentos mais prescritos por dermatologistas por via oral, é a isotretinoína, que diminui a produção de sebo e a consequente oleosidade da pele. Entretanto, apesar de ter uma boa resposta na maioria dos casos, a substância pode causar ressecamento das mucosas em algumas pessoas e não deve ser utilizado de forma alguma em grávidas.
Medicamentos de uso tópico também constam na lista, como séruns, loções e géis a base de ácido salicílico (para controle da oleosidade), peróxido de benzoíla (para diminuição de oleosidade e formação de pus) e tretinoína (para atuar sobre os comedões).
Já na área tecnológica, equipamentos como o laser Nd:YAG Q-Switched Elektra (uma das ponteiras do Harmony) e o laser de érbio de 1550nm do Fraxel Dual são indicados para tratar os casos de cicatrizes deixados pela acne, enquanto o LED do Multiwaves atua sobre o quadro inflamatório.
É importante ficar atenta também a maquiagem, pior alguma podem causar acne. Converse com seu dermatologista para saber a linha adequada ao seu tipo de pele. Prefira produtos oil free e não comedogênicos.
Procure uma dermatologista na sua cidade para pesquisar a causa e tratar. Nada de sair por aí se medicando, isso é muito perigoso!
Beijocas,
Thaíssa & Dra. Daniela Lemes.
Ai Tha quando o assunto é acne, eu posso dizer que já fiz todos os exames para detectar a origem delas e nada de anormal foi detectado, ja usei também quase todos os medicamentos possíveis e imagináveis. Enquanto uso os produtos a pele melhora consideravelmente, mas a partir do momento q eu paro volta tudo de novo e é um sofrimento. Na adolescência eu tive muuuita espinha e sempre cuidei e agora com 26 anos elas continuam bombando aqui no meu rosto, mas ja está chato ficar tomando medicamento direto e passando coisas no rosto. Ja tomei isotretinoína 2 vezes e depois de alguns meses a acne retornou com força total, como se nada tivesse acontecido. Muita gente tem preconceito contra a isotretinoina, mas eu usaria novamente com toda a certeza do mundo pq faz milagre e os efeitos colaterais nem são tão ruins assim e eu consegui conviver com eles numa boa. Meu dermato ate me receitou tomar novamente, mas como eu estou sem grana no momento, preferi fazer o tratamento com a espirolactona, que é um pouco mais barato e indicado para acne da mulher adulta. Enquanto isso continuo na luta para que a pele melhore e essa luta termine ou não (rsrs), já que me disseram que terei que conviver com elas pelo resto da vida. Tomara que vc tenha mais sorte do que eu. 😀 😀 😀
Beijão Tha!!!
Oi, Layres. Você já avaliou a sua alimentação também? Uma boa pele está ligada a isso, eu comecei a inserir muitas oleaginosas na minha alimentação, cortei agora para testar se é isso. Observa também a sua, pode ser o caminho. Eu nunca tive, nem na adolescência e comecei a ter algumas agora, mas nada absurdo, resolvi cuidar logo porque minha pele mancha muito! Não desiste, você vai descobrir. Beijos, Tha.
Acne!
Um incômodo mesmo quando não esta no seu rosto. Eu nunca tive, talvez um dia eu possa ter por causa da idade que esta indo kkk ou por falta de atenção no que como hoje.
Será que existe uma forma de precaução já pensando no futuro?
Outra, eu vejo mais acne em pessoas mais brancas. Será que o tom da pele influência de alguma forma?
Eu sou Morena de raiz e no meu pais eu via que a acne atingia mais pessoas claras do que pessoas com o meu tom de pele que è mais escuro… Será
Olha a acne não tem a ver com o tom de pele e sim com o tipo. A pele oleosa tem mais tendência e qualquer pessoa pode ter pois são várias as causas: hormonal, alimentação, maus cuidados como uso de produtos inadequados ao tipo de pele e também não retirar a maquiagem direito, enfim, muitas mesmo. A prevenção é uma boa limpeza da pele e alimentação. Beijos, Tha.
Um carma na minha vida! Tenho mais espinhas agora, do que qaundo adolescente e realmente está manchando minha pele 🙁 ! Já fiz um tratamento, mas não resolveu muita coisa. Tô tentando mudar a alimentação e limpar sempre a pele, por conta da oleosidade!